Para atender com eficiência e segurança nossos clientes no ambiente do eSocial, a MCD trabalha com o SOC – Sistema Integrado de Gestão Ocupacional. O software, certificado pela ISO 27001, garante a proteção de dados gerenciados/informações e opera com mensageria própria, que se conecta diretamente com o sistema do governo federal.
Entre outras vantagens, o software adotado pela MCD:
O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) foi instituído pelo decreto nº 8373/2014, que contempla uma plataforma de transmissão eletrônica de dados referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Todas as informações coletadas pelas empresas vão compor um banco de dados único, administrado pelo governo federal.
As empresas terão que enviar periodicamente as informações dos eventos para a plataforma do eSocial, que tem um cronograma de implantação por etapas.
Quando for totalmente finalizada a entrada em operação do novo sistema o caminho será único e os dados serão enviados exclusivamente por meio do eSocial Empresas.
Para a implementação do e Social foi estabelecido um cronograma de acordo com o perfil e faturamento das empresas, separadas por grupos, incluindo MEI, empregadores pessoa física e empresas públicas. Os eventos de SST (S-2210, S-2220 e S-2240) ganharam novo calendário de lançamentos na plataforma e devem começar em setembro de 2020 para empresas com faturamento anual acima de R$ 78 milhões.
O projeto eSocial é uma ação conjunta da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, que inclui a Secretaria de Previdência, Secretaria de Trabalho e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil; Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade; Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, todos vinculados ao Ministério da Economia.
Acompanhe no blog da MCD as notícias, informações e cronogramas atualizados do eSocial.