Sobre a MCD

NOSSA HISTÓRIA

Medicina, Cidadania e Dignidade remetem à sigla da MCD, que nasceu em 1995 com uma proposta diferenciada de atendimento às empresas e seus trabalhadores, quando a legislação do setor se consolidava e os desafios para a melhoria do ambiente laboral e o próprio entendimento de saúde funcional era revisto e ampliado.

Desde então, o mundo do trabalho está em transformação, as organizações evoluíram, leis foram alteradas, algumas abolidas, outras criadas ou consolidadas. O advento da indústria 4.0, as novas tecnologias, a automação de muitos dos processos de produção, os funcionários como capital humano das organizações, os apelos por um desenvolvimento sustentável e consumidores mais conscientes em relação aos padrões de respeito ao meio-ambiente exigem das empresas praticas transparentes como ativos para a sociedade do século 21. Neste contexto, a promoção da saúde integral do trabalhador vai além do cumprimento burocrático de normas, tornando-se imperiosa para o crescimento e a produtividade das empresas.

A MCD reafirma cotidianamente seu objetivo de desenvolver a consciência prevencionista na redução de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e integrar os funcionários à empresa, sendo uma referência de espaço de vida na organização do trabalho. Para isso, nossa equipe multidisciplinar se qualifica técnica e humanamente, investe em atualizações médicas, de diagnóstico, procedimentos, segurança e tecnológicas, acompanha em tempo real mudanças e alterações da legislação e está inserida nas inovações e demandas dos novos formatos e das exigências dos setores produtivos. Desenvolvemos também diagnósticos, projetos e ações com foco na promoção da saúde mental, tema cada vez mais relevante no mundo do trabalho.

Vanessa Costa e Silva Baeta Neves

Médica e fundadora da MCD Medicina, Cidadania e Dignidade

Medicina do trabalho não é só cumprir protocolos, mas uma avaliação real daquele ser humano – fatores positivos, estressantes, conhecimento do ambiente em que vive.

Me dediquei a fazer da MCD um polo acolhedor de potencialidades e um ‘bunker da cidadania’ com uma visão integralizada da medicina.

MISSÃO

Oferecer soluções completas e integradas em medicina ocupacional, saúde e segurança do trabalho pautadas por diagnósticos, projetos, propostas e ações que conectem as demandas da empresa ao bem-estar do trabalhador e às exigências da legislação.

Ao estabelecer uma relação de credibilidade, parceria e diálogo com nossos clientes, conseguimos cuidar dos funcionários de cada empresa com uma visão humanista, acolhedora e inserida nos preceitos que sustentam a ética médica

VISÃO

Para a MCD, a saúde física e mental do trabalhador, a qualidade do ambiente laboral, programas eficientes de redução de riscos/acidentes e a medicina preventiva estão entre os fatores e estratégias que contribuem para o aumento da produtividade e alinham as organizações as mais conceituadas práticas de gestão.

VALORES

  • Ética e transparência na relação com as empresas e os trabalhadores
  • Confiança, diálogo e parceria com as empresas/clientes
  • Protocolos que garantem eficiência e agilidade às demandas de cada empresa e suas especificidades
  • Implementação de uma cultura prevencionista em parceria com as empresas, que atue efetivamente para reduzir os acidentes de trabalho
  • Comprometimento com a saúde e a segurança do trabalhador
  • Excelência/humanização do atendimento
  • Responsabilidade social como ativo de crescimento e prosperidade no mundo do trabalho, que envolve a coletividade de empresas e trabalhadores

CRENÇAS

  • Respeito à diversidade
  • Repúdio a toda e qualquer forma de discriminação por etnia, raça, religião, gênero, condição econômica, condição social e quaisquer outras manifestações que possam ferir a dignidade humana