A saúde mental dos colaboradores cada vez mais ganha relevância no mundo do trabalho e na gestão de pessoas nas empresas. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que doenças como depressão e ansiedade custam à economia global US$ 1 trilhão anuais e as organizações precisam dar a devida importância ao bem-estar psíquico de seus colaboradores. Apesar da urgência de se promover a saúde mental nas empresas, sua abordagem exige cautela, transparência, confidencialidade, respeito à privacidade da pessoa, o que requer a adoção de praticas que investiguem os vários aspectos do adoecimento mental tanto individuais quanto ocupacionais, diagnóstico biopsicossocial, interface com gerentes e gestores da empresa para a elaboração de programas específicos.
Depressão e ansiedade são a segunda maior causa de adoecimento relacionado ao trabalho no Brasil – perdem apenas para os casos de LER/DORT. Em um ranking da então Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, hoje vinculada ao Ministério da Economia, divulgado em 2017, aponta que entre todos os motivos que provocam o afastamento do trabalhador da empresa, a depressão aparece na vigésima posição.
Com sua equipe multidisciplinar, a MCD oferece às empresas propostas e ações para a promoção da saúde psicológica e emocional no ambiente laboral, estabelecendo um cultura na empresa de apoio e acolhimento aos funcionários, transparente em seus propósitos, confidencial em seus diagnósticos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. A saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais”.
Saúde mental: mais bem-estar, mais qualidade de vida, mais produtividade, ganho em performance
Converse conosco! Conheça nossos programas!